O texto acima, que focaliza a relevância da região amazônica para o meio ambiente e para a economia brasileira, menciona a “máquina de chuva da Amazônia”. Suponha que, para manter essa “máquina de chuva” funcionando, tenham sido sugeridas as ações a seguir:

  1. suspender completa e imediatamente o desmatamento na Amazônia, que permaneceria proibido até que fossem identificadas áreas onde se poderia explorar, de maneira sustentável, madeira de florestas nativas;
  2. efetuar pagamentos a proprietários de terras para que deixem de desmatar a floresta, utilizando-se recursos financeiros internacionais;
  3. aumentar a fiscalização e aplicar pesadas multas àqueles que promoverem desmatamentos não-autorizados.

Escolha uma dessas ações e, a seguir, redija um texto dissertativo, ressaltando as possibilidades e as limitações da ação escolhida. Ao desenvolver seu texto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista, sem ferir os direitos humanos

ENEM 2014 - Publicidade Infantil

Peço que vocês corrijam minha redação ainda que ela não seja sobre tema proposto, por favor. Obrigado.

Em busca do estímulo ao consumo as agências de publicidade inovaram as formas de atração do consumidor, muitas vezes por meio de propagandas com eficácia garantida pelo uso da manipulação. Existe um publico manipulado com muita facilidade, o infantil. Manipula-lo é uma prática injusta e anti-ética na medida em que abusa da inocência das crianças, usando-as para fins financeiros.
Atualmente, as crianças brasileiras têm um grande contato com instrumentos midiáticos, como a televisão. Isso aumentou a possibilidade de visualização de propagandas e consequentemente a manipulação daquelas por parte da mídia. Principalmente entre desenhos animados, propagandas de brinquedos e até pacotes de viagens - para a Disney por exemplo - são anunciados. Pelo pouco senso crítico que elas possuem, acabam sendo facilmente influenciadas e recorrem aos pais almejando obter aquele produto, os quais por amor, não negam os pedidos quando a família tem condições de realiza-los. Desse modo, os pequenos são vistos como um público altamente lucrativo.
A publicidade infantil, gera malefícios à saúde pública ao estimular na infância o início de um distúrbio que atinge uma grande parcela dos brasileiros. Segundo pesquisas, crianças que consomem excessivamente têm maior possibilidade de desenvolverem o consumismo compulsivo quando adultas, distúrbio que acarreta malefícios de ordens psicológica e financeira, ao desenvolver depressão e abalar o orçamento familiar. Diante desse cenário, para a diminuição da ocorrência do consumismo o estímulo ao consumo deve ser evitado, e a publicidade infantil vai de encontro à isto.
Portanto, o governo deve aplicar medidas para evitar que a publicidade para crianças use a inocência destas a fim de lucrar e assim cultive o consumismo. Para isso, é necessário o estabelecimento de regras para os publicitários as quais proíbam o uso de personagens de desenho animado, artistas famosos e músicas infantis nos anúncios. Além disso, os pais devem ser orientados por meio de palestras a não cederem as insistências dos filhos no que se refere ao consumo e ensinarem-os a consumir somente o necessário.

Avaliação

Nota: 600
Nota: 600
Nota: 600
Nota: 600
Nota: 600
Nota: 600
Apesar de ter escrito muita coisa seu texto parece vazio. Não existe um ponto de vista claramente exposto e defendido. Seu texto não atendeu a um critério importante do texto dissertativo-argumentativo, que é a elaboração da proposta de intervenção, uma vez que você apenas concluiu a ideia do texto, mas não trouxe uma solução que faz jus ao tema. Procure responder as seguintes questões: Como isso pode ser feito? Quem poderia fazê-lo? Que finalidades estariam implicadas na proposta? - se sua proposta de intervenção responder estes questionamentos, você receberá nota máxima na Competência V.Nós da equipe Pré- Prova estamos aqui para ajudar, conte conosco e bons estudos!