O texto acima, que focaliza a relevância da região amazônica para o meio ambiente e para a economia brasileira, menciona a “máquina de chuva da Amazônia”. Suponha que, para manter essa “máquina de chuva” funcionando, tenham sido sugeridas as ações a seguir:

  1. suspender completa e imediatamente o desmatamento na Amazônia, que permaneceria proibido até que fossem identificadas áreas onde se poderia explorar, de maneira sustentável, madeira de florestas nativas;
  2. efetuar pagamentos a proprietários de terras para que deixem de desmatar a floresta, utilizando-se recursos financeiros internacionais;
  3. aumentar a fiscalização e aplicar pesadas multas àqueles que promoverem desmatamentos não-autorizados.

Escolha uma dessas ações e, a seguir, redija um texto dissertativo, ressaltando as possibilidades e as limitações da ação escolhida. Ao desenvolver seu texto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista, sem ferir os direitos humanos

Minha redação na escola - Título: O ser social

Minha professora disse aos alunos da minha classe: -''Redija um texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da Língua Portuguesa''.
Tema: O indivíduo frente à ética nacional (Tema do ENEM 2.009). Tinha que relacionar ética com corruptos (corrupção).
Meu Título: O ser social
A cada momento de nossa vida, enfrentamos situações que nos ensina a lidar com o mundo real e seus adeptos de forma nua e crua. Na realidade devemos aceitar certas ideias que não obedecem nosso senso comum, posto que a sociedade estabelece padrões, influenciando na ética pessoal de cada um. O indivíduo é obrigado a construir sua ética, de certa forma, embasada na ética pessoal de outro indivíduo.
Nacionalmente, se procurarmos uma pessoa honesta, generosa e com caráter, dificilmente encontramos. O Brasil de hoje é composto por corruptos, seja na política ou no trabalho, os tais influenciam na ética de muitas pessoas.
As pessoas deixam seus objetivos, quando faz a concepção de que ''todos são corruptos''. Essa ideia é contextualizada quando o indivíduo deixa ser influenciado pelos mesmos corruptos, construindo e baseando sua ética através disso, esquecendo assim de seu direito de formar sua ética sem ser influenciado por ''corruptos''.
Contudo, conclui-se que é de total e imprescindível importância que o ser social de hoje construa sua própria ética, não baseando em corruptos. As pessoas devem manter seus princípios e valores, moldando sua ética de acordo com com sua percepção.

Avaliação

Nota: 400
Nota: 1000
Nota: 0
Nota: 600
Nota: 200
Nota: 200
Como não sei os textos de apoio nem o tema na íntegra, corrigi de acordo com critérios gramaticais e de conteúdo, não avaliando, portanto, a competência II. Dessa forma, sua redação apresenta ideias relativizadas, tais como a definição de ética, uma vez que esta não é um construto de um indivíduo apenas, como você apresentou no texto. Além disso, há conjunções que causam incoesão no seu texto, alterando semanticamente todo um parágrafo, e você não elaborou uma proposta de intervenção contextualizada e consequente. Fique atento e bons estudos!