O texto acima, que focaliza a relevância da região amazônica para o meio ambiente e para a economia brasileira, menciona a “máquina de chuva da Amazônia”. Suponha que, para manter essa “máquina de chuva” funcionando, tenham sido sugeridas as ações a seguir:

  1. suspender completa e imediatamente o desmatamento na Amazônia, que permaneceria proibido até que fossem identificadas áreas onde se poderia explorar, de maneira sustentável, madeira de florestas nativas;
  2. efetuar pagamentos a proprietários de terras para que deixem de desmatar a floresta, utilizando-se recursos financeiros internacionais;
  3. aumentar a fiscalização e aplicar pesadas multas àqueles que promoverem desmatamentos não-autorizados.

Escolha uma dessas ações e, a seguir, redija um texto dissertativo, ressaltando as possibilidades e as limitações da ação escolhida. Ao desenvolver seu texto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista, sem ferir os direitos humanos

A Amazônia corri perigo

Durante logo período da historia da humanidade, a Florestas Amazônica é conhecida como o berço do Brasil com uma área rica em fauna e flora, que abasteci laboratórios de medicamentos e perfumarias. No qual vem sendo prejudicada pelo os mais diversos fatores, principalmente pelo desmatamento desregular.
Muito se comenta sobre a" máquina de chuva ", como é chamada atualmente ,com os sues alto níveis de chuva ,em qualquer período , proporcionando o crescimento de águas nos lenções freáticas e para os rios. Regiões e países vizinhas como Argentina entre outros, aproveitam a quantidade desses recursos favoráveis, para uma qualidade da vida melhor. Mais, o que vem ocorrendo atualmente é, dados alarmante de áreas destruídas, que preocupam o futuro e as autoridades.
Hoje, a Amazônica sofre com o desmatamento irregular, por madeireiros que matam quem entrar em seu caminho para o impedi-lo. Onde estar prejudicando agricultores ,que sofrem com a estiagem, pelo a falta de chuva, ocasionada pela derrubada de arvores que causa o efeito dominó.
Diante de tantos danos causado pelo o desmatamento ilegal, precise-se tomar novas politicas publicar com os órgãos não governamentais e ONG's para tentar impedir esse problema nacional que cresce cada minuto. Uma fiscalização rigorosa seria um começo para minimizar danos, e principalmente o reflorestamento dessas áreas e uma punição mais pesada para esse tipo de crime contra a naturza.

Avaliação

Nota: 440
Nota: 200
Nota: 800
Nota: 200
Nota: 400
Nota: 600
Você compreendeu o que pede o tema solicitado. Contudo, sua redação não atende aos critérios de textualidade que exige um texto dissertativo-argumentativo, que ao escrevê-lo deve-se fazer jus à linguagem formal e trazer à argumentação informações de outras áreas do conhecimento e acontecimentos locais e/ou globais. Desse modo, na sua redação, há muitos erros de ortografia, e, sobretudo de concordância. Quanto ao conteúdo, há informações lado a lado sem conexão alguma entre elas, o que prejudica a compreensão global do seu texto. Veja a correção na íntegra e procure estudar de acordo com o que foi observado. Bons estudos!