A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua   formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema O MOVIMENTO   IMIGRATÓRIO PARA O BRASIL NO SÉCULO XXI, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos   humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Ao desembarcar no Brasil, os imigrantes trouxeram muito mais do que o anseio de refazer suas vidas trabalhando nas   lavouras de café e no início da indústria paulista. Nos séculos XIX e XX, os representantes de mais de 70 nacionalidades   e etnias chegaram com o sonho de “fazer a América” e acabaram por contribuir expressivamente para a história do país   e para a cultura brasileira. Deles, o Brasil herdou sobrenomes, sotaques, costumes, comidas e vestimentas. A história da migração humana não deve ser encarada como uma questão relacionada exclusivamente ao   passado; há a necessidade de tratar sobre deslocamentos mais recentes.

Disponível em: http://www.museudaimigracao.org.br. Acesso em: 19 jul. 2012 (adaptado).

Acre sofre com invasão de imigrantes do Haiti

Nos últimos três dias de 2011, uma leva de 500 haitianos   entrou ilegalmente no Brasil pelo Acre, elevando para 1 400 a   quantidade de imigrantes daquele país no município de Brasileia   (AC). Segundo o secretário-adjunto de Justiça e Direitos Humanos   do Acre, José Henrique Corinto, os haitianos ocuparam a praça da   cidade. A Defesa Civil do estado enviou galões de água potável e   alimentos, mas ainda não providenciou abrigo. A imigração ocorre porque o Haiti ainda não se recuperou dos   estragos causados pelo terremoto de janeiro de 2010. O primeiro   grande grupo de haitianos chegou a Brasileia no dia 14 de janeiro   de 2011. Desde então, a entrada ilegal continua, mas eles não são   expulsos: obtêm visto humanitário e conseguem tirar carteira de   trabalho e CPF para morar e trabalhar no Brasil. Segundo Corinto, ao contrário do que se imagina, não são   haitianos miseráveis que buscam o Brasil para viver, mas pessoas da   classe média do Haiti e profissionais qualificados, como engenheiros,   professores, advogados, pedreiros, mestres de obras e carpinteiros.   Porém, a maioria chega sem dinheiro.   Os brasileiros sempre criticaram a forma como os países   europeus tratavam os imigrantes. Agora, chegou a nossa vez —   afirma Corinto.

Disponível em: http://www.dpf.gov.br. Acesso em: 19 jul. 2012 (adaptado).

 

 

Trilha da Costura

Os imigrantes bolivianos, pelo último censo, são mais de 3 milhões, com população de aproximadamente   9,119 milhões de pessoas. A Bolívia em termos de IDH ocupa a posição de 114º de acordo com os parâmetros   estabelecidos pela ONU. O país está no centro da América do Sul e é o mais pobre, sendo 70% da população   considerada miserável. Os principais países para onde os bolivianos imigrantes dirigem-se são: Argentina, Brasil,   Espanha e Estados Unidos.   Assim sendo, este é o quadro social em que se encontra a maioria da população da Bolívia, estes dados já   demonstram que as motivações do fluxo de imigração não são políticas, mas econômicas. Como a maioria da população   tem baixa qualificação, os trabalhos artesanais, culturais, de campo e de costura são os de mais fácil acesso.

OLIVEIRA, R.T. Disponível em: http://www.ipea.gov.br. Acesso em: 19 jul. 2012 (adaptado).

Imigração rumo a melhores condições de vida.

Desde sua "descoberta" na era colonial, o Brasil passou a ser bastante desejado pelas suas riquezas, como a sua fauna e flora e, até mesmo por sua diversidade no âmbito biológico, uma vez que o país é rico em várias espécies, assim como no solo, recheado de minerais e pedras preciosas, artigos que chamaram a atenção dos colonizadores e, nos séculos seguintes, de imigrantes que por sua vez vieram em busca de trabalho devido à crise que assolou a Europa no século XIX. Porém, este é realmente um fato que ficou no passado e deixou de existir?
Com o início da industrialização brasileira, houve vários deslocamentos em nível migratório no Brasil, acarretado pela desigualdade social e concentração de renda que, até hoje, nota-se sua presença exacerbada. E, considerando que este é um fato corriqueiro em países latino-americanos vizinhos ao Brasil, vários trabalhadores, qualificados ou não, que possuem esperança de melhores condições sócio econômicas adentram em território estrangeiro.
Entretanto, deve-se levar em consideração que ao entrarem no Brasil, estes imigrantes irão ocupar vagas em empregos que poderiam ser preenchidas por brasileiros também em condições inóspitas ou similares e, entre outras consequências, poderiam vir a contribuir pra um maior inchaço urbano nas cidades de maior industrialização do país, como São Paulo e Rio de Janeiro, e ajudando em uma maior emissão de gases poluentes causadores do efeito estufa.
É imprescindível a criação de leis que ajudem na coibição de entrada ilegal de imigrantes no Brasil, e a qualificação profissional de brasileiros para que estes não percam vagas no mercado trabalho, devido ao excesso de imigrantes que já as preencheram.

Avaliação

Nota: 600
Nota: 600
Nota: 600
Nota: 600
Nota: 600
Nota: 600
Apesar de ter escrito muita coisa seu texto parece vazio. Não existe um ponto de vista claramente exposto e defendido. Cuidado com o que escreve, pois seu texto em alguns trechos demonstra uma visão preconceituosa e isso fere os direitos humanos. Seu texto não atendeu a um critério importante do texto dissertativo-argumentativo, que é a elaboração da proposta de intervenção, uma vez que você apenas concluiu a ideia do texto, mas não trouxe uma solução que faz jus ao tema. Procure responder as seguintes questões: Como isso pode ser feito? Quem poderia fazê-lo? Que finalidades estariam implicadas na proposta? - se sua proposta de intervenção responder estes questionamentos, você receberá nota máxima na Competência V.Nós da equipe Pré- Prova estamos aqui para ajudar, conte conosco e bons estudos!