A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Cooperativismo como alternativa social”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Cooperativas e desenvolvimento sustentável

A Assembléia Geral das Nações Unidas proclamou 2012 o Ano Internacional das Cooperativas, como reconhecimento do papel fundamental das Cooperativas na promoção do desenvolvimento sócio-econômico de centenas de milhões de pessoas em todo o mundo.

Com este propósito, a Assembléia Geral da ONU apela para a comunidade internacional a fim de que medidas sejam tomadas para a criação de um ambiente favorável e capacitante para o fomento à instalação de cooperativas, objetivando a promoção da conscientização dos povos em relação às importantes contribuições das cooperativas para a geração de empregos e para a consequente melhoria qualitativa de vida dos povos.

Disponível em: www.peaunesco.com.br. Acesso em: 20 jun. 2013

Disponível em: www.peaunesco.com.br. Acesso em: 20 jun. 2013.

“Porque nós somos os médicos do planeta, o planeta está doente e o ser humano está adoecendo cada vez mais. Quanto menos ele trata o lixo, mais ele adoece o planeta. E nós estamos aqui fazendo um trabalho digno. De fazer com que aquelas pessoas que ainda não têm consciência, bem, vamos esperar   que elas tenham, mas enquanto isso nós vamos fazendo esse trabalho”. Marli, membro de uma cooperativa de catadores de lixo instalada no centro de   São Paulo.

Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 20 jun. 2013 (adaptado).

Consciência cooperativista

Com o aumento da produção industrial a partir da segunda metade do século XX no Brasil, o número de produtos descartáveis tem aumentado em larga escala para atender a crescente demanda populacional gerando uma grande quantidade de lixo que é espalhado irresponsavelmente pela maioria das pessoas, o que demonstra um péssimo indicador. Por isso, promover a educação ambiental e desenvolver e ampliar cooperativas que cuidem dos recicláveis são essenciais para alcançarmos bons índices no que se refere ao desenvolvimento e meio ambiente.
Com a implantação dos ideais consumistas pelo capitalismo predatório, boa parte da população tem comprado cada vez mais produtos, em sua maioria descartáveis, gerando enormes montanhas de lixo todos os dias. Tal fato tem contribuído para comprometer ainda mais o sistema de infra estrutura pública que há muito tempo não consegue dar conta dos resíduos lançados nas ruas.
Por isso, a educação nas escolas, nas ruas e pelos mais diferentes meios de comunicação é importantíssimo para diminuirmos a grande quantidade de lixo espalhado por todas as partes. Dessa forma, promover a conscientização social e ampliar o número de cooperativas comprometidas e envolvidas com cada comunidade, bairro, cidade, entre outros, é um dos meios pragmáticos de diminuirmos tamanha problemática.
No entanto, vale salientar que há, ainda, uma imensa necessidade de melhorar a realidade presente. O pouco incentivo ou preocupação de desenvolver cidadãos mais conscientes e a falta de incentivos para a manutenção, funcionamento e ampliação das cooperativas contribuem para a persistência da problemática na atualidade.
É importante, por tudo isso, que o poder público e a sociedade não fique omissas perante tamanho descaso. Para tanto, promover o desenvolvimento cognitivo das pessoas através da inserção da problemática nas escolas em disciplinas como geografia e sociologia a fim de desenvolver cidadãos mais cooperativos, sociáveis e preocupados com as questões ambientais. Por fim, ampliar o número de cooperativas comunitárias é mais que importante com vistas a estreitar as relações sociais e combater os problemas causados pelo lixo de forma cooperativista.

Avaliação

Nota: 680
Nota: 800
Nota: 800
Nota: 600
Nota: 200
Nota: 1000
A partir do seu texto, denota-se que você domina a linguagem padrão e tem domínio integral dos acontecimentos do mundo e domínio crítico quanto à solução do problema da reeducação ambiental. Contudo, seu texto não se enquadra, em parte, no gênero dissertativo-argumentativo, visto que você divagou demais na resolução do problema da poluição e dos lixos nas cidades e no país, mas não apresentou argumentos críticos sobre a questão das cooperativas. Em outras palavras, em vários parágrafos, você propôs a solução para o problema, porém não argumentou sobre. Uma possível solução seria você reescrever o seu texto obedecendo uma ordem retórica: (I) introduzir e apresentar o tema; (II) problematizar e mostrar, com argumentos de outras disciplinas e acontecimentos cotidianos; (III) fechar as ideias do texto e elaborar uma proposta de intervenção. Faço a ressalva de que não é necessário seguir religiosamente o esquema, mas ele ajuda na hora de organizar as informações do texto. Bons estudos e boa sorte!